LABORATÓRIO DE ELETROQUÍMICA E MATERIAIS NANOESTRUTURADOS

Área: 120 m2

Custo Estimado: R$ 1.300.000,00

O LEMN (Laboratório de Eletroquímica e Materiais Nanoestruturados) foi fundado na Universidade Federal do ABC, em julho de 2007. Sua implementação foi fruto da união e interesse em comum dos professores Hugo Suffredini, Mariselma Ferreira, Mauro Coelho, Pablo Fiorito e Wendel Alves , que como jovens pesquisadores, visaram o avanço da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico na utilização da eletroquímica e aplicação de materiais nanoestruturados em diversas áreas da ciência como: biossensores, células a combustível, degradação de poluentes, catálise e materiais bioativos.

O laboratório, primeiramente, no Campus Atlântica, foi instalado no local onde funcionava uma cozinha industrial com 30 m², comportava aproximadamente 25 pessoas, entre alunos, professores e visitantes, e vários equipamentos. Foi necessária muita seriedade e dedicação para manter a organização do local e fazer os experimentos darem certo, mas a recompensa logo surgiu.  Com 3 meses de intenso trabalho, os primeiros resumos foram submetidos a um congresso nacional da área ( 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química), os quais foram todos aceitos! Com o auxílio da universidade, todos os alunos de pós-graduação e iniciação científica puderam participar do evento, surpreendendo com tamanha presença os demais participantes, além de ter um de seus trabalhos premiados na área de eletroquímica.

Hoje, já no Campus Santa Adélia, o LEMN possui 120 m2, atende mais de 50 usuários, entre alunos e pesquisadores, estes que têm a sua disposição uma gama de reagentes e equipamentos de última geração obtidos e mantidos por importantes projetos aprovados pelos órgãos de fomento nacionais mais respeitados. No I Simposio de Iniciação Científica da UFABC (final de 2008), foram apresentados muitos trabalhos dos alunos de IC dentre eles 6 trabalhos foram premiados .Em 19 de fevereiro 2009, o laboratório teve o prazer de congratular o primeiro título de Mestrado da UFABC.

Desta forma, o LEMN surgiu levando consigo o nome da UFABC, proporcionando conhecimento e inovação em sua pesquisa voltada para o século XXI,visando descobrir e desafiar o novo, acreditando que pode dar certo, fazendo ciência de forma correta e honesta, contribuindo com o presente pensando no futuro!