LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA E CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE MATERIAIS

Área: 120m2

Custo Estimado: R$ 2.000.000,00

O Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais (LCCEM), coordenado pelo Prof. Dr. Fabio Furlan Ferreira, está localizado no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ele foi criado em 2011 e tem como foco a caracterização das propriedades estruturais de materiais orgânicos e inorgânicos, principalmente pelo uso da difração de raios X por policristais. Atualmente, o laboratório conta com dois difratômetros de raios X por policristais, modelo STADI-P, da Stoe, operando em modo de transmissão, utilizando radiação CuKα1 (λ = 1,54056 Å) e MoKα1 (λ = 0,7093 Å), selecionada por monocromadores curvos de Ge(111). Os fótons de raios X são detectados por detectores lineares (microstrip) de estado sólido (Mythen 1K), proporcionando alta resolução instrumental e tempos de coleta bastante reduzidos (da ordem de alguns minutos). As facilidades do laboratório estão disponíveis a colaborações internas e externas, tanto no âmbito acadêmico quanto no setor privado. Os docentes do laboratório possuem vasta experiência no uso de técnicas de luz síncrotron e difração convencional, atuando em temas como caracterização de polimorfos de insumos farmacêuticos, quantificação de fases pelo método de Rietveld e determinação de estruturas cristalinas com dados de difração de raios X por policristais.